terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

GREVILEA BANKSII OU GREVILEA ANÂ


GREVILEA BANKSII (GREVÍLEA ANÃ)

  • Nome Científico: Grevillea banksii
  • Nomes Populares: Grevílea, Grevílea-anã, Grevílea-de-jardim, Grevílea-escarlate, Grevílea-vermelha, Grevília
  • Família: Proteaceae
  • Categoria: Arbustos, Árvores, Árvores Ornamentais
  • Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
  • Origem: Austrália, Oceania
  • Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros
  • Luminosidade: Sol Pleno
  • Ciclo de Vida: Perene



FOLHAS: De coloração verde-acinzentadas na página (lado) superior e esbranquiçadas na inferior. De formato lanceolado e bem finas., com 5-10 cm de comprimento por 1cm de largura.

FLORES: De coloração vermelha e branco-creme, são bastante ornamentais e exóticas, ocorrem quase o ano inteiro, mas principalmente no inverno e primavera.

Nota: É considerada uma das plantas que mais atraem beija-flores devido a grande quantidade de néctar em suas flores.

FRUTOS: Cápsulas com bastante semente.






LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Mantenha o solo ligeiramente úmido, nunca encharcado,  regar 2 vezes por semana, não descuidar principalmente enquanto a planta ainda for jovem.

CLIMA: Quente e úmido ou ameno. Tolerante a geadas.

PODA: Pode ser realizada, poda de formação e retirada brotações laterais e galhos mal formados e secos.

CULTIVO: Gosta de solo fértil, que tenha bastante, matéria orgânica e boa drenagem.,

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, abra uma cova de 40 x 40 cm e misture na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido, se for de frango a quantidade deve ser cerca de 1/3. Pode também ser aplicado NPK, fórmula 04-14-08, cerca de 10 colheres de sopa, após 1ano aplicar de 3 a 4 vezes por ano, começando com 3 colheres de sopa e indo aumentando a medida que a planta for crescendo, sempre ao redor do caule,nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Principalmente devido sua baixa manutenção é muito utilizada em  praças públicas, mas fica maravilhosa em jardins isolada ou em grupos. Suas raízes não são agressivas.

PROPAGAÇÃO: Por sementes ou estaquia de ramos jovens.

Deixar as sementes de molho por pelo menos 24 horas antes de plantar. Isto aumenta a taxa de germinação. Plantar em substrato bem leve até poder fazer o repique, ou seja a troca para vasos maiores que deve ser feita quando elas estiverem com 7 cm.
Não enterrar as sementes no substrato e sim polvilhar com um pouco de substrato por cima, bem de leve. Requer temperatura acima de 20ºC para uma boa e mais rápida germinação. Se tudo der certo  após o plantio, começam a germinar em 8 á 10 dias, mas podem levar mais tempo dependendo do clima.

A minha experiência aqui no RJ, com plantio no verão, elas costumam brotar da terra em até 15 dias. Em climas frios usar o plantio em estufas ou micro estufas de germinação que podem ser feita em caixas plásticas transparentes ou em embalagens de bolo, pudim,etc..descartáveis..ou mesmo em garrafa pet. 

PLANTA MEDICINAL: Utilizada como essência floral no tratamento de algumas doenças.

PLANTA TÓXICA: As flores e vagens das sementes são tóxicas.

BOA SEMEADURA Á TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário